Carregando...

Vitória do Povo na Assembleia Legislativa

Atualizado: 29 de Abr de 2019



As eleições de 2018 trouxeram, creio, dois recados importantes das urnas: o primeiro, mostrou que a população quer renovação. Só aqui no Rio Grande do Sul mais da metade da Assembleia Legislativa foi renovada pelos gaúchos. O segundo recado é que a população não aceita mais regalias e que está cansada de pagar uma conta tão cara para receber serviços tão precários por parte do Estado.


Na terça-feira passada a Assembleia Legislativa deu um grande passo nesse sentido. Ao extinguir completamente a ajuda de custo (conhecido por auxílio mudança) de deputados eleitos e reeleitos, os deputados estaduais ouviram as vozes das ruas e a indignação que mudou o Brasil de 2015 para cá.


Desde a minha eleição, como o eleitor sabe, havia me comprometido a não receber a ajuda de custo para a minha mudança de Santa Maria para Porto Alegre (o que de fato fiz!). Considerava tal auxílio um privilégio e divulguei muito isso -, inclusive aqui na coluna.


Pautei isso junto aos meus colegas deputados logo que cheguei na Assembleia. Com o auxílio primordial do líder da Bancada do Partido NOVO, Fabio Ostermann (junto, na foto ao lado), fomos dialogando com o Presidente da Casa e com o demais deputados; protocolamos uma carta de intenções logo no nosso primeiro dia de legislatura e ficamos lutando dia a dia para acabar com essa imoralidade paga por todos os gaúchos.


A felicidade foi perceber que o Presidente da Assembleia, Luis Augusto Lara (PTB), e os meus colegas deputados entenderam bem nossos anseios. A Mesa Diretora da Assembleia encaminhou o Projeto de Resolução 14/2019 que extinguiu o “auxílio-mudança”, sendo este apreciado favoravelmente de forma unânime por todos deputados presentes na Sessão Ordinária de terça-feira passada.


Isso demonstra, caro leitor, uma grande evolução da Assembleia Legislativa. Uma demonstração de maturidade e responsabilidade dos deputados com o dinheiro do povo gaúcho. Revela também que a pressão das ruas e o desejo de mudança, finalmente, está sendo acolhido por esta Casa Legislativa.


Muito me alegra ver que fomos atendidos e que os políticos estão entendendo quem paga a conta. É motivo de grande alegria em apenas dois meses conseguir uma conquista dessas; vitória que não é só minha, mas de todos nós.


Sempre acreditei que a via política na democracia é o caminho mais natural e pacífico para melhorarmos a vida do nosso povo. A extinção desse privilégio é um exemplo claro disso.


É bem verdade que isso não salva o nosso estado. Ainda não vai colocar os salários dos servidores em dia e, tampouco, melhorar decisivamente a nossa saúde, segurança ou educação.


Mas é um importante passo. Talvez estejamos vendo o florescer de um movimento que revolucionará a política, aproximando-a do seu povo. Talvez estejamos vivenciando a história; vivendo o nascer do reencontro do estado com o seu povo. Momento este, em que o governo, finalmente, servirá a população e não se servirá desta.


A vitória desta semana é decisivamente uma vitória do nosso bravo povo gaúcho… uma vitória de todos nós.


Texto publicado originalmente em https://claudemirpereira.com.br/2019/04/artigo-giuseppe-riesgo-fim-do-auxilio-mudanca-e-a-demonstracao-de-maturidade-do-legislativo-gaucho/

0 visualização

Deputado Estadual pelo Partido NOVO Giuseppe Riesgo

Todos os direitos reservados

(055)-99154-4718