Carregando...

SERIA O MAIOR PROBLEMA DO BRASIL A DESONESTIDADE?


Há 4 anos os torcedores japoneses na Copa de 2014 viraram notícia. Não porque brigaram ou fizeram algo ruim. Pelo contrário, eles estamparam as manchetes porque ao final do jogo retiraram sacolas das suas bolsas e voluntariamente recolheram o lixo do estádio.  


Estranho? Nem tanto. Em diversos países do mundo a ideia de sujar um espaço que não é seu é inaceitável. Faz parte do conjunto de valores dessas culturas não causar dano a outro. Assim como não querer ter algo que não é seu. Experimente deixar um objeto seu em um cruzamento de Tokyo. Diferente do que ocorreria no Brasil, ele permanecerá lá durante horas!


Nessas sociedades, regidas por bons valores, a confiança é natural. Trocar um produto na  Europa ou nos Estados Unidos pode ser um uma experiência surreal para brasileiros. Você entra na loja com o produto, pede para trocar e é isso. É pouquíssimo provável que o vendedor exija alguma prova da compra. Ele simplesmente tomará sua palavra como verdade, porque confia em você.


Infelizmente, em nosso país, o conjunto de valores de muita gente não é positivo. É comum que um cidadão honesto seja visto como um “idiota” por não tirar vantagem dos outros. Eu mesmo já passei por isso. Diversas vezes “se dar bem” significa abusar da confiança de outro para se beneficiar, e quem não faz isso é criticado em alguns meio sociais.  


Um país onde indivíduos não têm bons valores está fadado ao fracasso. Se virarmos uma sociedade que conta apenas com “espertalhões”, isso significará que ninguém estará realmente produzindo algo. Se todos estamos “trabalhando” como ludibriadores, a produção de riqueza é inexistente, e, como consequência, a pobreza chegará para todos.


A falta de bons valores nos joga em um círculo vicioso. Produzimos pouco porque temos que sustentar todos aqueles que não têm ética. A saída mais fácil seria se juntar a eles, como muitos fazem.


Mas se tem  algo que meus bons valores me ensinaram, é que a saída mais fácil nem sempre é a mais correta.


Não podemos nos deixar levar pelos desonestos. Temos que reagir.

2 visualizações

Deputado Estadual pelo Partido NOVO Giuseppe Riesgo

Todos os direitos reservados

(055)-99154-4718