Carregando...

  • Giuseppe Riesgo

POR QUE SER HONESTO É IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO?


Existe algo mais raro hoje em dia do que duas pessoas discordarem cordialmente? Até discussões sobre ter ou não animais passaram a impactar diretamente relações fraternais. Infelizmente, já vi mais de uma vez pedidos para que quem acredita algo, que corte relações com quem acredita no seu oposto. Já vi muitos conhecidos pedindo para que sejam desfeitas amizades no Facebook por conta de discordância política.


O filósofo austríaco Karl Popper chamava esse fenômeno de tribalização. Contraposto a uma sociedade aberta mantida por valores fraternais, uma sociedade tribal enxerga o “outro” como um indivíduo a ser desprezado e vencido.


Em sociedades abertas - como as europeias - valores como a cortesia e o respeito são universais. Elas não são aplicadas apenas aos nossos parentes próximos ou amigos íntimos, mas a qualquer um que encontramos na rua. Aplicamos os valores domésticos as relações da rua. Se o atendente nos passa o troco errado, devolvemos em respeito até mesmo àquele que não conhecemos. O contrário ocorre em uma sociedade tribal, onde os indivíduos procuram ativamente passar a perna em quem não pertence à sua tribo.


O conjunto de valores de uma sociedade aberta gera uma relação de ganha-ganha. Trabalhamos mutuamente para viver melhor. Ganhar a vida honestamente significa invariavelmente agradar o próximo. Esta é a única maneira dele nos fornecer dinheiro. Em uma sociedade tribal, vivemos o oposto e vemos grupos brigando para saber quem roubará mais.


A falta de bons valores é a essência da sociedade tribal. Não existem fraternidade e família, mas apenas interesses imediatos. A malícia é a regra. A palavra pouco respeitada. O companheirismo inexistente. A única coisa que interessa é “ganhar o seu”.


Sem nenhuma surpresa sociedades tribais estão fadadas ao fracasso. Em um ambiente assim, quem se arriscaria a empreender? Quem se arriscaria a confiar e conceder crédito? Quem firmaria um contrato numa sociedade em que não há palavra?


O plano econômico é diretamente afetado pelo plano moral. Onde o sonho de um empresário é garantir um político de estimação para “se dar bem”, não há futuro além da pobreza. Precisamos corrigir isso desde já. Começando conosco. Liderar pelo exemplo, ser cortês, fiel, fraterno, cumprir com a sua palavra é o segredo para melhorarmos o nosso país.

3 visualizações

Deputado Estadual pelo Partido NOVO Giuseppe Riesgo

Todos os direitos reservados

(055)-99154-4718