Carregando...

  • Giuseppe Riesgo

Deputados do Novo comemoram extinção de auxílio na Assembleia Legislativa


Os deputados da Bancada do Partido Novo, Fábio Ostermann e Giuseppe Riesgo, comemoraram o fim da ajuda de custo na Assembleia Legislativa (ALRS). Por 47 votos a zero, os parlamentares aprovaram, nesta terça-feira (09/04), a resolução que extingue o benefício para deputados eleitos e reeleitos. A medida passa a valer a partir desta legislatura e representa uma economia de R$ 2,8 milhões por mandato.


Também conhecida como auxílio mudança, a ajuda de custo foi criada pela Assembleia em 2013 com o pretexto de custear despesas de parlamentares para constituir residência na Capital. No entanto, todos os parlamentares têm direito a receber o benefício em duas parcelas de R$ 25,3 mil, uma no início e outra no final do mandato.


Antes mesmo de tomar posse, Ostermann e Riesgo renunciaram ao benefício. "Trata-se de um privilégio, pago com recursos públicos, que não deveria existir. Estamos enfrentando uma crise financeira dramática, e a Assembleia Legislativa precisa dar o exemplo", ressalta Ostermann.


O deputado Riesgo parabenizou os colegas pela votação. "Esta decisão mostra que os deputados estão ouvindo a voz das ruas. Estamos cortando privilégios e, com isso, ganhamos legitimidade para propor as mudanças que o Estado necessita", afirmou Riesgo.


Bandeira do Partido Novo, a proposta de extinção da ajuda de custo foi apresentada por Ostermann e Riesgo, no dia 30 de janeiro, ao então candidato à presidência da ALRS, Luís Augusto Lara, como requisito para apoiar sua eleição. Na ocasião, Lara se comprometeu a encaminhar o assunto para a Mesa Diretora. O tema contou com o apoio de diversos deputados gaúchos.


Em 2019, além de Ostermann e Riesgo, pelo menos seis deputados também devolveram ou doaram o valor integral recebido com o auxílio mudança. São eles: Elton Weber (PSB), Sebastião Melo e Tiago Simon (MDB), Ruy Irigaray (PSL), Vilmar Lourenço (PSL) e Neri, o Carteiro (Solidariedade). Adolfo Brito (PP) doou a metade do que teria direito.


Assista ao vídeo sobre o tema:



Siga o Deputado Giuseppe Riesgo nas redes sociais:

Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | LinkedIn | Whatsapp

6 visualizações

Deputado Estadual pelo Partido NOVO Giuseppe Riesgo

Todos os direitos reservados

(055)-99154-4718