- Giuseppe Riesgo
Bancada do Novo apresenta resultados dos primeiros 100 dias na Assembleia

A Bancada do Partido Novo realizou, na noite desta segunda-feira (13/05), um balanço dos primeiros 100 dias na Assembleia Legislativa. Na ocasião, os deputados estaduais Fábio Ostermann e Giuseppe Riesgo falaram sobre as principais iniciativas da Bancada, detalharam projetos já protocolados, exaltaram a importância dos resultados obtidos e comentaram bastidores do Parlamento. A apresentação foi dirigida pelo coordenador da Bancada, Frederico Cosentino. O encontro aconteceu no Plenarinho e cerca de 80 pessoas participaram da atividade.
Antes da apresentação, foi exibido um vídeo-resumo com imagens de momentos que marcaram os primeiros 100 dias do mandato. Depois disso, Ostermann e Riesgo iniciaram os trabalhos relembrando o que a Bancada do Novo fez antes mesmo da tomada de posse, ocorrida em dia 31 de janeiro de 2019. Os parlamentares destacaram a decisão de ingressar na Justiça contra o pagamento de URVs para servidores do Tribunal de Contas e da Assembleia Legislativa.
Na véspera da posse, os deputados do Novo ainda anunciaram que renunciariam ao benefício da ajuda de custo e entregaram uma carta de compromissos ao então candidato à presidência da Assembleia, Luís Augusto Lara. "Entendemos que seria produtivo redigir esta carta de compromissos com a legalidade, a transparência e a economicidade, que acabou sendo assinada pelo presidente. E os compromissos já estão sendo cumpridos na prática, como a extinção do auxílio mudança", comemorou Ostermann.
Entre outras conquistas obtidas com o apoio do Novo, também estão a extinção da Licença Prêmio e a retirada do plebiscito para a privatização da CEEE, da CRM e da Sulgás. Nos primeiros 100 dias de mandato, ainda foi criada a Frente Parlamentar em Defesa do Livre Mercado e requerida a instalação da Comissão Especial pela Revisão Legal.
Ciente da necessidade de poupar recursos públicos, a Bancada assumiu o compromisso de reduzir o número de assessores, cortar gastos da cota parlamentar e restringir o uso de diárias. "Essas medidas resultaram em uma economia superior a meio milhão de reais no período. Se todos os partidos seguissem o nosso exemplo, ao final de quatro anos, isso representaria uma economia de R$ 217 milhões para os cofres públicos", ressaltou Riesgo.
Durante a apresentação, Ostermann e Riesgo destacaram que seis projetos já foram protocolados pela Bancada do Novo, entre os quais o que autoriza a prática do ensino domiciliar no Rio Grande do Sul, o que cria parâmetros para a concessão de presídios à iniciativa privada, o que restringe a entrega de medalhas do Mérito Farroupilha e o que exige transparência nos gastos com publicidade estatal. Também fora alvo de ações temas como autorização da venda de bebidas alcoólicas nos estádios e desburocratização das regras do ICMS substituição tributária.
Fonte: Agência de Notícias da ALRS
Assista ao vídeo do evento:
Siga o Deputado Giuseppe Riesgo nas redes sociais:
Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | LinkedIn | Whatsapp